Escrevendo Coisas

Parando de usar root

Há um tempo comentei aqui que o PicPay estava barrando usuários com root, e para usá-lo precisava abrir o Magisk e mexer nas configurações do mesmo para fazê-lo funcionar, felizmente não uso muito o aplicativo, mas outro dia deixei meu cartão de crédito com minha mãe e precisei fazer uma compra no mercado e lá aceitava PicPay e quando fui pagar, deu problema por causa do root, por sorte tinha dinheiro em espécie e pude fazer o pagamento.

Por ser um entusiasta de ter tudo que é possível no celular e evitar de usar carteira (falarei isso em breve, e com certeza será o próximo post) é importante ter os aplicativos sempre a mão, coisa que não aconteceu comigo por causa do root.

Então resolvi abrir o Magisk e verificar os apps que tem acesso a root e verificar como seria o meu dia a dia sem eles, vou fazer pela ordem que consta no app e começarei citando o que apaguei ontem, e como o apaguei ele não aparece na lista e contando com ele são 6 aplicativos.

-Nova Launcher: Usava há anos e considero o melhor launcher para Android, tem diversas personalizações e é muito útil, mas há uns meses os widgets dele estavam com problemas, pois tentava interagir com eles e simplesmente não funcionavam, acabavam servindo somente para visualização, não interação, o que perdia o apelo de usá-los, e o root servia unicamente para poder bloquear a tela dando dois toques em um espaço vazio, e eu usando o launcher padrão do sistema (MIUI) já tem essa função, além dos widgets funcionarem perfeitamente.

-AdAway: Provavelmente o aplicativo que mais vai me fazer falta, pois ele bloqueia propaganda de todo o sistema sem precisar usar VPN, o outro gratuito que conheço que faz isso é o Blokada, mas ele usa VPN e isso gasta bastante bateria, o AdAway também funciona sem root, mas para isso ele usa VPN e como já foi comentado, isso gasta uma bateria absurda, assim que tirar o root irei testar e ver se pelo menos gasta menos que o Blokada, espero que sim, pois será uma pena ter que viver com propaganda, apesar que eu dou preferência a aplicativos open source e e esmagadora maioria não tem propaganda e o meu navegador as bloqueia, mas vira e mexe sei que irá aparecer e é particularmente uma chatice.

-Fluid NG: Para navegar no Android existe dois modos, o clássico 3 botões que está em extinção e de gestos, o Fluid NG tuna a função de gestos, permitindo colocar diversos atalhos que não são possíveis nos gestos padrões, eu já cheguei a colocar mais de 20, mas tirei praticamente todos e adicionei só 4 e que me são muito úteis: tirar print, mostrar a barra de atalhos, mostrar a barra de notificações e permitir a rotação no aplicativo atual, só vai deixar um pouquinho menos prático o dia a dia, mas nada que não me acostume. E até dá pra configurar sem root, mas precisa mexer via ADB e como não tenho experiência com isso, não sei se irei arriscar.

-FolderSync: Aplicativo para fazer backup de pastas do android para a nuvem, uso esse aplicativo para não depender tanto do google e do seu drive, assim faço backup por exemplo do whatsapp direto para o OneDrive e outros apps que não suportam backup nativo, pelo que vi no FAQ do app, o root serve apenas para transferir os arquivos para o cartão sd (que não tenho), espero que seja só isso mesmo, pois gosto muito desse aplicativo e seria uma pena não poder usá-lo.

-Swift Backup: serve para fazer backup de aplicativos junto com as configurações do mesmo, é bem útil para quem vive trocando de ROM, o que não é o meu caso, e também é útil caso desinstale um app e num futuro próximo queira instalar de novo já com tudo configurado, basicamente é um app pra preguiçoso, ele só me seria realmente útil caso precise formatar com urgência o celular e depois de feito não precisar ir no banco liberar o token e mandar fotinho com código para uma fintech liberar o acesso ao app.

-Vanced Manager: Segundo aplicativo que mais sentiria falta, ele basicamente instala um youtube premium no smartphone, felizmente dá para usar sem root, e enquanto escrevia esse parágrafo, fiz a mudança e aparentemente está funcionando normalmente.

Depois de escrever esse texto e fazer praticamente todas as adaptações, o único aplicativo que não tem um jeito é o Swift Backup, pois ele depende exclusivamente do root pra funcionar, felizmente não formato meu celular com frequência e nem troco de celular toda hora, então não vou sentir falta no dia a dia.

Já o AdAway irei testar via VPN, se consumir muita bateria ficarei sem, o jeito vai ser ter que conviver com propaganda, mas felizmente muitos apps que uso são de código aberto, então não tem propaganda.

Thoughts? Leave a comment